segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS


Atualmente, o ato de contar histórias está sendo bastante abordado e enfatizado como sendo um adequado fator para a aprendizagem, principalmente na educação infantil.

Em um artigo intitulado por Contar Histórias: Professor – contador contribui para a aprendizagem dos alunos, discute a importância da contação de história em sala de aula de educação infantil, cujo principal objetivo é formar leitores. Neste artigo informa que o professor – contador de história deve ter a mesma destreza de Sherozade para contar e encantar os seus alunos - ouvintes, e usar e “abusar” da criatividade para que o ato de contação, ou seja, sempre divertido e estimulante, levando os alunos a aprenderem de forma dinâmica.

Quando o professor leva a arte da contação de história à sala de aula, ele possibilita que os alunos se interessem pelo conhecimento, se interajam com os outros, desenvolvam a oralidade e desenvolvam o gosto pela leitura.

No artigo há sugestões para o aprimoramento do educador neste aspecto de contar histórias e que o mesmo deve gostar e estar habituado com a história a ser contada. Finalmente apresentando dicas para a incrementação da contação de histórias em sala de aula, no qual o principal é o uso da criatividade, lendo as histórias com o livro e personificando as histórias a serem contadas.

PERES, Giani. Contar Histórias: Professor – Contador contribui para a aprendizagem dos alunos. In: Revista do Professor. Porto Alegre; Ano 25; N° 99; Págs. 10-12;Jul./Set. 2009.

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